quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HISTÓRIAS DE SAGRES (1) - O Peixe-Porco

Se há um peixe que irá estar na moda daqui a algum tempo, é sem dúvida o Peixe Porco (Balistes Carolinensis).
Este peixe que há alguns anos quase ninguém conhecia, mas que actualmente é objecto de estudos científicos que visam comprovar a excelência da sua carne, não só em termos gastronómicos mas também pelo sua alta qualidade alimentar, existe há muitos anos nas costas Algarvias, pelo facto da temperatura das suas águas  ser em média mais alta que na restante costa portuguesa, já que o Peixe-Porco tem por habitat zonas de águas menos frias do Atlântico, Indico e Pacífico.
Ora em Sagres, pescamos há muitos anos o Peixe-Porco, e verificamos que a sua quantidade tem vindo a aumentar, possívelmente com o aumento da temperatura das águas, estando mesmo a estender-se para Norte, já que começa a aparecer em quantidades cada vez maiores até à Galiza.
Embora o seu nome se deva, segundo consta, ao facto de ao sair da água quando é pescado, emitir um ronco parecido com o grunhir do porco, também é conhecido por outros nomes, como sejam Cangulo, Pampo, Peixe-mola (neste caso derivado ao facto curioso do espinho dorsal de grande tamanho só baixar quando carregamos no espinho menor que se encontra ao lado).
É um peixe muito fácil de pescar, principalmente de barco, já que anda normalmente em cardume, é extremamente voraz (qualquer isco serve), e desde que engodado não se afasta do local de pesca por mais exemplares que se capturem.
No entanto tem maxilares poderosos que cortam qualquer linha e até anzóis.
Apesar de ter uma pele  rija e áspera que parece cabedal, e tenha assim de ser esfolado, vale bem a pena o trabalho, pois a sua carne branca e consistente, é das mais saborosas que há.
Em filetes não tem rival, mas também grelhado ou em caldeirada, é um dos melhores peixes que já comi.
Experimentem e de certeza que vão ficar deliciados.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tenho que ver se experimento esse pitéu :D

    ResponderEliminar
  3. Tens de voltar a trazer a temática de Sagres ao blog, os comentários políticos (apesar d na maioria dos casos eu concordar e os considerar pertinentes) estão a monopolizar a discussão.

    ResponderEliminar
  4. Comprei esse peixe em uma feira, somente achei que ele tem um cheiro muito ruim, não é cheiro de peixe, e é um odor que custa a sair da pele,
    comentei com uma amiga e ela disse que eu teria que tirar o couro dele, pois o odor encontra-e no couro do peixe: Gente , mas o cheiro é insuportável.

    ResponderEliminar
  5. por incrível que pareça é uma delicia feito com macarrão

    ResponderEliminar